segunda-feira, 16 de julho de 2012

Yoga na cadeira


Vida é movimento. Acho que todo mundo concorda com essa frase, mas será que a nossa vida atual tem de fato movimentos? Um pouco no banco do carro, na cadeira em frente ao computador e, talvez, no sofá vendo televisão (e tanto as cadeiras, as poltronas e os sofás não são lá muito confortáveis e, menos ainda, saudáveis para a postura de nosso corpo). 

Lembro agora de uma história que minha mãe gosta de contar: ela começou a lavar a roupa da família (e eram 10 pessoas na casa) quando tinha 12 anos. E lavava, claro, no tanque. Aí pegava a roupa lavada e andava uns 300 metros até um campo de futebol de um time de várzea, onde ela colocava a roupa estendida na grama para quarar (não sei bem o que era isso). E fazia várias viagens até levar toda a roupa da família).

Engraçado é que várias vizinhas também faziam isso, cada uma tinha o seu dia da semana e o seu espaço para estender a roupa. E ela garante que ninguém usava o espaço da outra e nunca sumiu qualquer peça de ninguém (isso tem 80 anos, mas parece outro mundo, não?)

Bem, depois de recolhida a roupa, ela a lavava de novo e colocava nos varais. Claro que ela nunca precisou fazer ginástica nem caminhadas atléticas, porque sua vida era de fato 'movimentada' (e foi sempre assim, até poucos anos atrás, já que hoje ela tem 92 anos e saúde bem razoável).

Lógico que não precisamos nos movimentar assim, hoje. Mas vamos começar a fazer um pouquinho de Yoga aí na cadeira em que você está sentado. Em primeiro lugar, preste atenção em sua postura. Sua coluna está mais ou menos ereta? Sua cabeça está tranquilamente apoiada na coluna ereta? Não, não é? A cabeça está lá para a frente, segurando-se nos músculos do pescoço, e um pouco nos ombros. Claro que depois de algum tempo o pescoço e os ombros estarão bem tensos e doloridos. Simplesmente porque nossa cabeça pesa uns 6 a 7 quilos, e não há pescoço que aguente.

Então, atenção à postura é fundamental. Para manter a coluna mais ou menos ereta e a cabeça suavemente apoiada nela. É fácil. Não. Exige muita prática e atenção constante. Mas vale a pena. 

Primeiro exercício de respiração, que é outra coisa absolutamente fundamental e não damos muita atenção para ela. Experimente fica bem encurvado, corcunda mesmo, e observe sua respiração. Você consegue respirar com facilidade e profundamente? Não, não é? Agora, estique a coluna e deixe bem ereta e preste atençaõ na respiração. Melhorou muito e ficou bem mais agradável, não?

Então, vamos respirar: coloque as mãos ao lado da cintura, polegares para trás e os outros dedos na frente. Respire alguns minutinhos e preste atenção em suas mãos. Elas se afastam, quando você inspira? E se aproximam, quando você expira? Se não, pratique até conseguir.
Agora coloque os polegares embaixo das axilas e os outros dedos para a frente. Respire e observe novamente se suas mãos se afastam e se aproximam na inspiração e na expiração. 
Quando você estiver craque nessas duas práticas, coloque as mãos sobre os ombros e tente sentir a respiração. É bem mais difícil, mas com a prática você conseguirá.

Além dos problemas de postura no computador, há um problema ainda maior que o uso não muito correto dos olhos. Ficamos horas e horas olhando o monitor, com os olhos fixos, quase sem piscar e olhando sempre na mesma distância, coisa de 50 cm, pouco mais, pouco menos. E aí parece que nosso cérebro pensa mais ou menos assim: bem, esse meu dono só precisa enxergar nessa distância. Pronto, logo, logo surge a miopia (você sabe que pesquisa realiza em vários países da Europa mostrou que 75% dos jovens de 18 anos já têm miopia? E a causa provável é o uso excessivo do computador, da TV, dos videogames...)

Então, aí vão dois exercícios bem simples para conservar a saúde de seus olhos, e até melhorá-la: desvie o olhar do monitor com muita frequência e olhe para a parede ao seu lado, para cima, para uma janela, ou seja, olhe para uma distância bem maior do que os 50 cm. E a cada hora vá para a janela ou para a rua e olhe uns 5 minutos para bem longe (se a paisagem for bonita, melhor. Se forem só os prédios sem graça das grandes cidades, olhe para o céu, contorne uma nuvem com o olhar e depois outra e outra...). Fácil, não é? Mas isso é ótimo para os seus olhos. 

Outro exercício: a cada hora e pouco, pare, levante-se, alongue o corpo da forma que você gostar mais, apoiado na cadeira leve a perna para trás e segure o peito do pé, ou do sapato, até encostar na nádega e fique uns 30 segundos. E depois faça o mesmo com a outra perna.
Na mesa do computador ou outra ao seu lado, sente-se novamente, esfreque as mãos e coloque-as sobre os olhos, com os dedos sobre a testa e a parte de baixo das mãos apoiadas nas maçãs do rosto, para não encostar os dedos nos olhos e fique assim uns 3 ou 4 minutos. Seus olhos vão relaxar bastante, e seu corpo todo também, porque quando nossos olhos relaxam o corpo inteiro relaxa.

(Texto de Roberto Inácio - Site Somos Todos Um)




11 comentários:

  1. oi minha querida,sabe as coisas em ,fiquei aqui tentando fazer os exercicios que vocêencinou rsrsrse confesso que minha postura não é nem um pouco certa rsrsrs minha mãe já usou muito guarar as roupas ,quando eu era pequena na minha casa tinha um lado todo gramado só para guarar e tinha também uma pedra bem grande onde minha mãe batia as roupas mais sujas e grossas para ficar mais limpa eas roupas eram muito branquinhas ou então azuladas pois quando enchaguava usavam uma pedrinha azul que derretia quando colocada na água que se chamava anil,ainda bem que os tmpos mudaram e a maquina de lavar foi inventada eo precinho cabe em nossos bolsosrsrsrsrs muitos bjssadorei as dicas de ioga

    ResponderExcluir
  2. Pretty! Thіs wаs an incredibly wonԁerful post.
    Many thanκѕ for prοviding this infоrmation.
    My website :: click through the up coming internet page

    ResponderExcluir
  3. I'm impressed, I must say. Rarely do I come across a blog that's both educative and entеrtaining, and without a
    dоubt, you've hit the nail on the head. The problem is an issue that not enough folks are speaking intelligently about. Now i'm verу happy Ι found this during my hunt fοr somethіng rеlating to this.


    My website: visit the following webpage

    ResponderExcluir
  4. Рlease let me know if you're looking for a writer for your blog. You have some really great posts and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd love to write some material for
    уour blοg in exсhange for a link bасk to mine.
    Please shoot me an email if interesteԁ.
    Kudoѕ!

    Feel free to suгf to my weblog: just click the next Article

    ResponderExcluir
  5. hеllο there and thаnk уοu
    foг youг іnformatiοn – I haνe certainlу ρicked up somethіng new from right hеre.
    I ԁiԁ hοwever ехpertisе ѕevегal teсhnіcal points uѕing this wеb site, sincе I expeгienced tо reload
    the sitе lots of tіmes pгevіous to Ι сould
    get it to loаd corrеctly. I had bеen wondering іf уour
    wеb host is OK? Not that I'm complaining, but sluggish loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your quality score if ads and marketing with Adwords. Well I am adding this RSS to my e-mail and could look out for a lot more of your respective intriguing content. Ensure that you update this again very soon.

    Feel free to surf to my website - Your Domain Name
    My web site: http://dev.promo121.com

    ResponderExcluir
  6. I've been exploring for a little for any high-quality articles or blog posts on this kind of house . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this website. Reading this info So i am satisfied to express that I have a very excellent uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I most unquestionably will make sure to don?t put out of your mind this site and give it a glance regularly.

    Visit my site :: Www.Sfgate.Com
    Also see my website: v2 cigs review

    ResponderExcluir
  7. I was able to find gοοԁ aԁviсe from уour articles.


    Fеel frеe to viѕit mу ωeb-site; www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  8. A faѕcinating ԁiѕcussion is worth cοmment.
    I ԁо bеlieve thаt you ought to publish more on this subϳect,
    it mіght nοt be a tabοo matter but generally pеοple don't talk about such topics. To the next! Best wishes!!

    Look into my webpage ... sfgate.com
    Also see my site: Timolsen.Com

    ResponderExcluir
  9. Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo Nеwѕ.

    Do you haѵe any tips оn hoω to get listed in Yahoo News?
    I've been trying for a while but I never seem to get there! Thanks

    Also visit my site ... http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  10. Hello, I check your blog daily. Your writing style is witty, keep up the good work!



    My website - "Cheremis"

    ResponderExcluir
  11. First of all I want to say awesome blog! I had a quick
    question in which I'd like to ask if you don't mind.
    I was interested to know how you center yourself and clear your thoughts prior to writing.
    I have had a difficult time clearing my mind in getting my ideas out.
    I truly do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are wasted just trying to figure out how to begin.
    Any ideas or tips? Thank you!

    Feel free to surf to my homepage - nodepositcasinobonuses.webs.com

    ResponderExcluir

O Gato Arteiro ficara feliz se você deixar um comentário.
Pois a sua opinião é muito importante.