O indivíduo tenso está perenemente predisposto a desencadear a ação ou mesmo está agindo sem motivo.
Será que você também está com o hábito de andar apressado, de falar apressado, de comer apressado?
Será que você tomou consciência dos seus últimos movimentos físicos? Será que, sendo fumante, toma consciência de quando vai acender um novo canudinho de veneno?
Procure sentir seu semblante. Ele está agora todo desenrugado? Tome consciência de si mesmo quando come, quando dialoga com alguém, quando anda, quando trabalha, quando repousa (ou melhor, tenta repousar).
Faça permanente a auto-observação, procurando diagnosticar se está agindo feito máquina ou como um ser livre; se está agindo mais do que o necessário; se está agindo na direção e na medida certas.
Não se descuide de perscrutar-se sempre, para saber se está sendo dominado pela tensão, e se está sendo envolvido no manto negro do bandido — o stress.
Procure ver se está tenso. Não para lastimar-se e contrair-se mais, o que seria infantil e ruim, mas para descobrir o que fazer para safar-se, isto é, descobrir a área do corpo ou de sua vida ou de sua ação onde é preciso comandar: relaxe!
Você verá que, aprendendo a fazer isto, dormirá melhor, maior será sua assimilação, seus piores sintomas serão minimizados.
Conhecerá então uma vida nova. É como, se, até aqui, estivesse na caminhada da vida carregando um fardo pesado, estúpido e inútil e agora o largasse onde deve ficar, isto é, na beira da estrada. Que desembaraço! Que alívio! Que beleza! Que paz você vai gozar sem esta carapaça frustradora que é a tensão!
Você está sendo convidado a ingressar no “clube dos felizes”, onde se reúnem pessoas que nunca se desgastam, nunca arrastam cruzes desnecessárias, e sabem, com inteligência e oportunidade, manter um agradável e permanente estado de relax, e assim conseguem atravessar incólumes a procissão dos engatilhados e esgotados pelo stress.
Texto do livro Yoga para Nervosos, do Professor Hermógenes - site vida plena e bem estar
Já tenho a carteirinha do "Clube dos Felizes" faz tempo, Amiga! É bom ver o lado bom das coisas, facilita a vida de montão. Procuro me manter calma e relaxada para resolver as "pelejas" do dia à dia e quando não está nas minhas mãos resolver, deixo pro Universo. Sempre dá certo!
ResponderExcluirUma semana Maravilhosa,
Bjs
MÔnica
tensa eu não sou mas anciosa sim e depois de tudo que ma aconteceu acabei de desenvolver a sindrome do panico infelizmente ,pois meu cerebro não aceita o trauma que meu corpo passou,já estou sendo medicada e vou tirar de letra este probleminha que as vezes me aflinge,mas FELIZeu sou e muito ,pois tenho muito amor para dar e receber rsrsrsrs não é minha querida amiga que gosto tanto ,muita luz euma ótima semana bjss
ResponderExcluirOlá Catarina!
ResponderExcluirEu não sou tensa mas sou super ativa, tipo eu vejo TV,leio revista e desenho meus trabalhos tudo de uma só vez!!!Tipo bem doida mesmo rsrsrs.
Adorei o seu blog,já estou te seguindo.
Quero te convidar para o sorteio lá no meu blog http://cacaujafet.blogspot.com
Vem conferir.
bjossss
amiga, infelizmente sou tensa e ansiosa, mas trabalho esse lado constante, amei a matéria .
ResponderExcluirBeijoca !