quarta-feira, 20 de junho de 2012

A canela e suas propriedades






A canela é uma das especiarias mais velhas do mundo. A árvore é nativa do Sri Lanka onde foi achada há milhares de anos. É a melhor especiaria disponível em termos de sua nutrição e saúde. Contém propriedade curativa que vem dos componentes ativos nos óleos essenciais achados no seu córtex. A canela tem atividade antioxidante extremamente alta devido a qual tem subsídios por doenças numerosas. Independentemente de ser utilizada como medicina por outras culturas desde épocas antigas, os subsídios por doença podem também ser ingerida como veremos a seguir:
Diminui o colesterol:
Os estudos mostraram que meia porção de canela incluída em uma dieta diária pode diminuir o colesterol e as triglicérides.

Reduz níveis de açúcar no sangue e auxilia no tratamento da diabetes tipo 2:
Vários estudos mostraram sensibilidade da insulina e controle melhorados da glicose no sangue são por causa da ingestão de meia canela por dia.

Doença cardíaca
:
A canela consolida o sistema cardiovascular de tal modo que blinda o corpo de desordens relacionadas ao coração. Acha-se que o cálcio e a fibra presentes em canela proporcionam a proteção contra doenças cardíacas.
Incluindo um pouco canela na comida ajuda aos que sofrem de doença da artéria coronária e da pressão arterial alta.
Além disso, a combinação de cálcio e de fibra presentes na canela pode ajudar a não utilizar a bílis, que previne dano às células, assim previne o câncer de cólon.

Cáries:
A canela se utilizou tradicionalmente para tratar dor de molares e para agir contra a má respiração. Os pequenos pedaços de canela se pode mastigar, ou gargarejar com água da canela que serve como bom inibidor de mau hálito.

Problemas respiratórios:
O canela é remédio caseiro muito útil para os frios comuns ou severos. Quando em mau estado respiratório a pessoa deve tomar uma colher de sopa de mel com 1/4 pó da canela por 3 dias. Este processo curará a tosse mais crônica e os sintomas.
Canela também pode ajudar a curar a gripe.

Reduz infecções de vias urinárias:
Pessoas que comem a canela tem menor propensão a desenvolver infecções de vias urinárias. A canela é diurética de natureza e ajuda na secreção e na eliminação de a urina.

Ações anticoagulante:
Um composto encontrado na canela chamado como cinamaldeído foi bem investigado para desvendar seus efeitos sobre as plaquetas do sangue. As plaquetas são os componentes do sangue que significam agrupar juntos sob circunstâncias de emergência (como a lesão física) que é uma maneira de parar de sangrar, mas sob circunstâncias normais, ela pode fazer o fluxo de sangue inadequado e se agrupar juntas. O cinamaldeído ajuda prevenir que a canela agrupe plaquetas de sangue.

Conservante natural da comida:
Quando é acrescentado à comida, previne a proliferação e crescimento bacteriano na comida, fazendo-lhe de um conservante natural na comida.

Dores de cabeça e enxaqueca:
A dor de cabeça devido à exposição ao vento frio é curado facilmente aplicando uma borracha fina da canela pulverizado misturado em água na testa.

A redução do sangue e melhora a circulação de sangue:
A canela é um agente de redução do sangue que também atua para aumentar a circulação. Esta circulação de sangue ajuda na eliminação de dor. A boa circulação de sangue também assegura o abastecimento de oxigênio às células de corpo que levam a uma atividade metabólica mais alta. Mas deve-se tomar cuidado, pois consumir canela demais pode aumentar a pressão arterial.

No entanto, há uma advertência a quem ingerir canela, deve ser feito em pequenas quantidades e não pode ser utilizada por mulheres grávidas.
Não substitua nenhum medicamento pela canela, se utilizar faça como se fosse um complemento, aconselhamos que consulte seu médico.

CANELA EMAGRECE E QUEIMA CALORIAS...

Será que canela emagrece?Se você pensa que a canela serve apenas para polvilhar alimentos você esta enganado. Podem acreditar a canela emagrece.

A canela já é usada a milhares de anos atras. Ela é nativa do Sri Lanka. Tenho certeza que você não sabia disso não é? A canela é muito conhecida e consumida no mundo todo principalmente pelos chineses pelos seu benefícios a saúde.

Vários estudos tem demostrado que a canela aumenta a sensibilidade a insulina logo após uma refeição. Você deve estar se perguntando, mas oque a sensibilidade da insulina pode ajudar a emagrecer ? Bom isso quer dizer que seu corpo é mais capaz de lidar com a ingestão de carboidratos e controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso não é apenas importante para quem tem diabetes mas e muito importante para quem quer emagrecer.

Quando você come alimentos com carboidrato em um determinado período do dia, principalmente de noite, as suas chances são muito maiores do carboidrato ser armazenado como gordura, mas quando seu corpo esta sensível a insulina as chances dos carboidratos serem absorvido como gordura diminui muito. Esse com certeza é aonde a canela pode fazer toda a diferença e ajudar você a emagrecer, aumentando sua sensibilidade a insulina logo após cada refeição.

A canela pode ser usada em qualquer receita ou alimento que você preferir. Você pode adicionar canela a um shake para emagrecer no final do dia para aumentar a sensibilidade a insulina. Se você é daquelas pessoas que já tentou de tudo e não conseguiu emagrecer a canela pode ser uma ótima opção.

Tônico do cérebro:
A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto atua como bom tônico do cérebro. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão.
Também, os estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração.

Infecções:

Devido a suas propriedades antibacterianas, antivírus, anti parasitas e anticépticas, é eficaz em infecções externas e internas. A canela pode ser eficaz contra a candidíase, úlceras estomacais e principalmente piolhos.

Facilita ciclos da menstruação:
A canela também é útil para a saúde das mulheres enquanto que ajuda no abastecimento de alívio de remover o obstáculo menstrual e de outros mal-estares femininos.

Amamentação:
Também pode ajudar na secreção de leite materno.
Reduz dor das artrites:
A especiaria da canela contém os compostos antiinflamatórios que podem ser úteis na redução da dor e da inflamação associados a artrites.

Tônico digestivo:
A canela deve ser acrescentada na maioria das receitas. À parte da adição de sabor à comida, ela também ajuda na digestão. A canela é muito eficaz para a indigestão, a náusea, vômitos, o mal-estar estomacal, a diarreia e a flatulência. É muito útil na eliminação do gás do estômago e dos intestinos. Também tira acidez, diarreia e náuseas matinais. Refere-se como tônico digestivo.



11 comentários:

  1. Catarina de Deus! Amei demais saber de tudo isso!
    Apesar de gostar bastante de canela e inclusive ter um pote enorme de canela em pó aqui em casa, eu não costumo usar diariamente, uso mais quando resolvo fazer capuccino.
    De agora em diante vou usar mais.
    Obrigada por compartilhar estas dicas.
    Abraços e ótima noite pra vc!!

    ResponderExcluir
  2. Gente que benção esta postagem, amei eu adoro canela, a dica sobre enxaqueca é fantástica parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Catarina,
    Quanta coisa que eu não sabia... E eu adoro canela! Agora poderei aproveitar mais todos os seus benefícios.
    Estou encantada! Obrigada!
    Bjs,
    Mônica

    ResponderExcluir
  4. olá Catarina!! Nossa eu n sabia que a Canela é tão boa assim p tantas coisas....adorei saber um pouco sobre ela...obrigada por tbm nos informar..

    bjinhos p vc

    rose jp

    ResponderExcluir
  5. Oi, Catarina!
    Eu adoro canela! O aroma, o paladar, a cor... E saber que ela traz tantos benefícios é melhor ainda.
    Adorei seu blog e obrigada por compartilhar tantas coisas legais.
    Um beijo,

    http://tricoperfeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Saudações Catarina, demorei mas vim conferir suas postagens.
    Canela lembra minha infância quando a avó fazia arroz doce e decorava com canela em pó (desenhando uma flor).
    Grande abraço, saúde, inspiração e paz interior.

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga! Adorei as informações preciosas sobre a canela! Confesso que desconhecia a maioria! Muito obrigada por compartilhar!
    Segunda-feira, dia 25 de junho,
    terei postagem nova!
    Um final de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Catarina! Querida amiga! Obrigada pelo carinho! Passando pra agradecer a visita e desejar uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria! Grande e carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. UAU!NEM IMAGINAVA QUE ERA ÚTIL PRA TANTAS COISAS,AMEI O POST,CATARINA!
    UM LINDO FIM DE SEMANA !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    BEIJO NO ♥!

    ResponderExcluir
  10. Eu já gostava de colocar canela em tudo, agora que li tudo isso então... quem diria que uma simples canela é tão poderosa ahahah
    Bom final de semana. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Nossa que coincidencia tava falando sobre a canela ontem hihihi, vou comecar tomar hoje pra ver se ajuda emagrecer ainda mais agora lendo sobre todos os beneficios dele aqui, amei, ah tenho um post legal de casinha de gatinhos, acho que vai gostar :), beijinhos
    http://cantinhodaselminha.blogspot.com/2012/07/reutilizacao-casinhas-para-pets.html

    ResponderExcluir

O Gato Arteiro ficara feliz se você deixar um comentário.
Pois a sua opinião é muito importante.