sexta-feira, 18 de maio de 2012

Paciência


Paciência capacita-nos a pensar e julgar claramente e a tornar possível o domínio de ações nervosas ou reações de pânico. Paciência acalma a pressa ou o desespero que iniciam atividades precipitadas ou mal intencionadas e, assim, menos erros são cometidos. A causa principal da impaciência é o desejo e seu irmão é a ganância que demanda “tudo agora”. Com paciência é possível redescobrir as qualidades internas positivas de si e, desse modo, pode-se criar um relacionamento digno e gratificante com Deus. Este é por si só o preenchimento de todos os desejos. Paciência dá à alma a habilidade de apreciar o momento e não ter nenhum desejo ou ansiedade em relação ao futuro. Assim como leva tempo para uma criança aprender a caminhar, falar e comunicar-se, apesar de seus momentos como bebê serem lindos e únicos, da mesma forma, paciência ajuda a alma a apreciar o processo de descoberta e aprendizagem, o que torna as recompensas do crescimento mais valiosas e duradouras. Com paciência podemos obter tudo, nada está além de nossa capacidade. Todas as coisas vêm àquele que é paciente.
Se existir paciência consigo, então haverá paciência e paz com os outros. Paciência significa polidez. Permitir que os outros experimentem e recebam primeiro o que é precioso para mim é uma grande caridade e isto resulta em felicidade interna. Paciência verdadeira também ajuda os outros a acostumarem-se com situações novas e idéias e a ajustarem-se a elas.
Comece a pensar sobre paciência. Por que ela é uma virtude? Como pode ser cultivada? Quais são os meus pensamentos quando estou sendo paciente? Quais são meus sentimentos? Quando é apropriado usar essa virtude? Se você tem tido dificuldade em exercitar a introversão e manter sua atenção em si mesmo, se você está sem sossego e acha difícil permanecer em silêncio, esta é uma oportunidade para praticar paciência com você mesmo. Reivindique a virtude da paciência como sua própria.
(Extraído do livro "As Virtudes Divinas”, de Karin Coyote, publicado pela Editora Brahma Kumaris) 

6 comentários:

  1. Que belo ensinamento Catarina.
    Acho que vc é uma pessoa iluminada
    Abraços abênçoados

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Catarina, é muito bom vir aqui e encontrar estas lições.
    Grande abraço, saúde e muita paz interior.

    ResponderExcluir
  3. A paciência é uma virtude que preciso praticar.
    Carinhoso beijo,e Namaste!

    ResponderExcluir
  4. Catarina você fez esta postagem para min rsrsrs,é tudo que vou prescisar agora e confesso que não sou muito paciente com certas coisas ,e ficar em casa cima de uma cama está me exigindo muito isso vou ter que aprender na marra rsrsrsrs bjs eum ótimo domingo ,obrigado pela força

    ResponderExcluir
  5. Minha querida é minha luta diária era tão impaciente hoje consigo esperar e entregar nas mãos de Deus depois que faço a minha parte o que mais resta?? Mas isso acredito que venha com a maturidade.

    ResponderExcluir
  6. Olá Catarina!

    A paciencia é treino..diciplina..
    A meditação é tudo de bom para que treinemos a sermos mais pacientes..

    bj boa semana!!

    ResponderExcluir

O Gato Arteiro ficara feliz se você deixar um comentário.
Pois a sua opinião é muito importante.