quarta-feira, 18 de abril de 2012

Se ligue em você


Muitas vezes nós consultamos o "achar" alheio e o levamos a sério. Daí nos impressionamos tanto, que acabamos criando em nossa mente um departamento "outros", que dá palpites sem parar. Assim ficamos na imaginação e perdemos o pé da realidade. Aí acontece o erro duplo: a As pessoas que tentam agir centradas em si mesmas são julgadas como egoístas. O ideal é observarmos o que sentimos enquanto nossa inteligência trabalha.
Orientação não deu resultado e ao ouvir os outros, ignorei-me.                
Discernir é assumir a atitude de observação pura, agir friamente, distinguir as coisas como realmente são. A imaginação, como todos os dons naturais, é uma faca de dois gumes. Sabemos que estamos vivos porque sentimos e não porque pensamos, mas podemos pensar no que sentimos.
Somos seguros quando estamos presos ao que sentimos. A insegurança vem de duvidarmos do que sentimos e de valorizarmos as opiniões alheias. Quase tudo o que sentimos tem origem no que pensamos/acreditamos, portanto podemos controlar o sentir mudando crenças e pensamentos.
Certas formas de comportamento que são úteis como resolução de problemas numa época não o são em outra. Dar velhas respostas a situações novas é criar problemas.
Não nos mostramos como realmente somos para não correr o risco de desconsideração e falta de estima. Dó é sempre raiva disfarçada. De que adianta a aprovação, o amor e a consideração dos outros se não se está bem consigo mesmo?
"Tem que" é algo autoritário e dominador. Com isso perdemos a liberdade e a espontaneidade. Liberdade de escolha não é libertinagem. Onde está o "tem que" não existe o "eu quero". A natureza interior reage na zona inconsciente porque na consciente está o livre arbítrio e aí colocamos os "te que".
Somos livres para escolher e responsáveis pelas consequências. Somos nós mesmos que permitimos que as regras entrem em nossa cabeça. Obrigação é imposição, que vai contra a natureza, e nos leva a querer ser o que não somos. Essa natureza interior funciona criando doença, esquecimento, moleza, preguiça, sono, isto é, mecanismos de defesa, de alerta.
Solidão não é falta de outros em nossa vida; é a falta de apoio a nós mesmos. A única vida real é a que vivemos no agora, pois um presente bem vivido garante um bom futuro.
Responsabilidade é a habilidade natural de gerar respostas para criar nossa própria vida, sabendo que provaremos as consequências. Forçar-se a fazer o que não quer é matar-se aos poucos. Dar-se força para realizar as verdadeiras vontades da alma é viver.
Pensar é compor idéias, agrupar palavras que expressam sentidos complexos. Lógica são as regras da criação de idéias. Bom senso é o guia da lógica. É o fruto de nossas experiências em termos de acerto ou erro. Imaginar é compor conjuntos de imagens ou sons com retalhos de imagens arquivadas na memória.
Podemos escolher os pensamentos e através deles criar as situações pelas quais passamos na vida. O poder de mudar os pensamentos está no presente, no agora. 
Tudo acontece como acreditamos. Quando falamos em problemas é porque pensamos dificultosamente sobre algo que acaba virando problema. Nossas crenças criam nossas experiências internas e o modo como as situações se formam em volta de nós.
A consciência nos permite fazer escolhas e na escolha é o querer que movimenta nossa atenção. Ex.: se focamos uma flor, o resto do ambiente estará inconsciente.
Carma é o programa no subconsciente que provoca determinada situação que se reproduz seguidamente. Ele precisa ser descoberto e desativado. Para desativá-lo é preciso descobrir "como" foi produzido. O "como" nos leva à consciência de poder. O "por que" não leva a nada.
Quando nos sentimos culpados com a cobrança, responsabilizando-nos pela mágoas alheia, assumimos um poder que não é nosso. Estamos nos metendo na vida dos outros.
Sem a consideração alheia dá para viver relativamente bem, mas sem a auto consideração, é depressão na certa. Quando esperamos que os outros se responsabilizem por nós, passamos a nos sentir responsáveis por eles.
(Luiz Antonio Gasparetto)





4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Texto lindo e verdadeiro, adorei.
    Beijinhos e ótima tarde.
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Muita verdade em um texto só.
    adorei querida,
    beijos mil ****

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, querida amiga Catarina.

    Excelente!!
    Só discordo sobre a dó.
    Para mim, a dó vem de um sentimento de amor universal.

    É muito bom estar aqui.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Catarina, na verdade o primeiro blog teu que conheci foi o Minha casa eu decoro, agora vou la conhecer o Mimos.... ka estou te seguindo aqui tb...

    ResponderExcluir

O Gato Arteiro ficara feliz se você deixar um comentário.
Pois a sua opinião é muito importante.