terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O prazer das coisas simples da vida - Jael Coaracy


É interessante observar que o prazer a alegria da vida não estão- ao contrário do que muitos acreditam- nos eventos espetaculares ou no luxo proporcionado pelo dinheiro.

Encontramos pessoas de bem com a vida, entusiasmadas e felizes, independentemente da classe social a que pertencem.Da mesma forma que ressentidos, insatisfeitos e deprimidos podem ser localizados entre os que representam o poder e a glória da fortuna.
Essa constatação não significa que a boa ambição, que impulsiona os indivíduos à uma vida melhor, deva ser menosprezada. Ao contrário. Aprender, crescer e conquistar o que o mundo pode oferecer de melhor é sinal de uma boa auto-estima, de motivação e de disciplina, ingredientes fundamentais para o progresso da humanidade.

A reflexão que proponho nesse início de semana é sobre o que nos traz alegria e plenitude. Os sentimentos dessa natureza não se relacionam diretamente com o que você tem na vida, mas sim com quem você é.
As alegrias da vida, como começamos falando, estão nas coisas simples, na capacidade de sentir prazer na companhia de alguém, ao contemplar uma paisagem bonita, compartilhar idéias, usar a criatividade, abraçar a vida com amor, recebendo e irradiando sentimentos acolhedores. Observamos que, tanto nas mesas das comunidades carentes, quanto nos restaurantes estrelados do mundo, o que proporciona felicidade é saber desfrutar a companhia dos que nos rodeiam, vivendo o prazer de estar presente no momento.

Um bom banho antes de deitar na cama limpa depois de um dia de trabalho, é motivo de gratidão e de alegria. O futebol aos domingos, cinema com pipoca, o mergulho na praia, caminhar à beira mar, na lagoa, no bosque, ou no quarteirão do bairro são coisas simples que abastecem a alma quando se está de bem com a vida.
As possibilidades de obter prazer na vida são inúmeras. Você pode fazer a sua lista e escrever todas as pequenas grandes coisas que o deixam mais feliz.
Brincar com uma criança; fazer um trabalho manual; se arrumar com calma diante do espelho quando se perdeu aqueles quilinhos a mais; passear com o cachorro; adotar um animal abandonado; cozinhar para quem se ama; reunir amigos; fazer um passeio; ouvir música e dançar, seja em casa ou na discoteca; estudar com vontade; ler; fazer uma atividade doméstica que o agrade; dar ou receber um telefonema carinhoso; beijar a pessoa amada; perdoar a falha de alguém; fazer novos amigos; comemorar a vida, seja um aniversário, um encontro de amigos, uma confraternização entre colegas.

São tantas as possibilidades de se ter prazer e alegria! Observamos que os motivos que nos carregam de energia positiva e plenitude ao longo da vida, não dependem de grandes acontecimentos, ou de muito dinheiro.
Desde que você tenha equilíbrio na vida, que saiba administrar sua situações financeira, de modo a não ter dívidas maiores do que as que pode pagar, a questão do dinheiro não tem tanto impacto sobre a felicidade que se é capaz de sentir.
Um bom saldo na conta bancária pode comprar conforto e possibilitar realizações e prazeres. Entretanto, as alegrias da vida, a capacidade de amar e de ter prazer convivendo com as outras pessoas, dependem do que cada um traz dentro de si.
É nas coisas simples do cotidiano, na disposição para a vida, e no desfrutar de momentos comuns que nos reabastecemos internamente, ganhando força e energia para seguirmos em direção às conquistas que almejamos.

2 comentários:

  1. Olá!
    Te vi por aí e fiquei curiosa, por isso vim e ver.
    Gostei muito do que li.Vou ficar aqui pra não te perder de vista.
    Vá me ver, ficarei feliz!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Amélia, que bom que você veio e gostou.
      Com certeza irei te ver sim, já estou indo e seguindo.

      Beijos

      Excluir

O Gato Arteiro ficara feliz se você deixar um comentário.
Pois a sua opinião é muito importante.