quinta-feira, 4 de junho de 2009

O que é yoga.


Yoga é tido como uma filosofia, arte e ciência, que tem como meta a libertação do ser humano de sua própria mente, levando-o à Iluminação.

Esta palavra assim como todas as demais utilizadas em uma prática provem do sânscrito um antigo idioma. A palavra Yoga tem como radical YUJ que significa união, integração, junção, conexão .Trata-se de uma ferramenta que une o indivíduo a sua própria essência, a sua consciência maior.
O Yoga tem a velha Índia como berço. Segundo provas arqueológicas encontradas em escavações realizadas por ingleses na década de 20 na região do Vale do Rio Indo esta arte tem aproximadamente 5000 anos.
Atribui-se a Shiva, divindade da mitologia da Índia, a criação do Yoga. Entretanto, foi Patanjali o introdutor da filosofia do Yoga, que escreveu o YOGA SUTRA.


Yoga ou ióga?
No sânscrito não há o som da vogal "Ó". Portanto considerando a origem da palavra, o correto é o som da vogal Ô (fechado) e é uma palavra do gênero masculino - O YOGA. No Brasil é como se a palavra Ióga tivesse sido adaptada a nossa língua portuguesa.


O que é Hatha Yoga?
Há - é Sol Tha - é Lua. Segundo a definição de B.K.S.Iyengar (um dos maiores mestres da atualidade)."Há" significa Sol, que é o Sol do seu corpo ou seja, sua alma; "tha" significa "Lua", isto é sua consciência. A energia do Sol nunca enfraquece; já a da lua mingua todo mês e, assim, uma outra vez, vem do vazio à plenitude. Nesse sentido, o sol que há em nós, a nossa alma, nunca enfraquece, ao passo que a mente ou consciência que tira da alma a sua energia, tem suas flutuações, modulações, estados de humor, altos e baixos, como as fases da lua. Em uma sala de aula, trabalhamos um conjunto de técnicas como concentração, alongamento, flexibilidade, tônus muscular, espaçamento das vértebras, exercícios respiratórios, o senso de equilíbrio. Fazendo da prática um momento de encontro com você mesmo.


Há métodos diferentes de Yoga?
Sim, há diversos métodos de Yoga além do Hatha Yoga há por exemplo o Bhakti Yoga que é o Yoga devocional realizado através de orações, vocalização de mantras, meditações. Há também o Karma Yoga, o Yoga da ação desinteressada e assim por diante. Fala-se que há mais de 108 métodos diferentes. O número 108 representa o infinito, as múltiplas e diferentes maneiras de se chegar à própria ALMA. Não podemos falar sobre Yoga, sem considerarmos a essência humana. A alma, que muitas vezes está calada na sombra da mente e suas várias facetas. O YOGA é justamente a libertação que vem de encontro aos desejos mais íntimos e por vezes desconhecidos do homem.

(Texto retirado da internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Gato Arteiro ficara feliz se você deixar um comentário.
Pois a sua opinião é muito importante.