sexta-feira, 22 de maio de 2009

Outono e Inverno (Dicas Importantes)


Exercite-se, faça atividades! Elas são importantes para evitar dores musculares (típicas da friagem). Evitam a depressão e o enrijecimento articular (as pessoas ficam mais tensas nos dias frios). As atividades ajudarão a manter o corpo aquecido e o bom humor.


Volte-se para dentro de você. Copie a natureza! Ela estará libertando do velho para renovar-se na primavera. Você também! Aproveite para fazer reformas (internas e externas) arrumar guarda-roupa. Dar para quem precisa o que você não usa. Faça meditações, renove-se, avalie suas crenças, crie novos paradigmas.


Aproveite para ler livros, entre em contato com seu Universo Interior.


Não fique muito tempo parado, mexa-se, frio não é sinônimo de preguiça, mas sim de acolhimento e aconchego.


Evite tomar friagem, principalmente nos pés, lombares e nuca. Porém, quando o sol aquecer a grama, ande um pouco descalço para evitar acúmulo que as roupas deixam no corpo e cabelo. Descarregue-se para não levar choques.


Use a sabedoria dos índios que andavam nus e nunca se resfriavam: Passe óleos naturais no corpo e bastante. Eles evitam ressecar a pele e conservam o calor no corpo.


Favoreça seus rins (órgão que governa o frio), evite correntes de vento diretamente nas costas e alimente-se de tudo que nasce debaixo da terra, brotos, raízes.


Faça escalda pé. Coloque numa bacia : Água quente suportável, 1 coler de chá de azeite, 2 saquinhos de chá de camomila, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e relaxe profundamente. Retire os pés da água (ainda aquecida) e coloque meias, guardando o calor nos pés. Prepare sua cama e durma a noite inteira.


Favoreça seu sistema imunológico de dentro para fora. Busque procedimentos naturais como homeopatia, yoga, acupuntura, massagem. Não se medique, vá ao médico de sua confiança.


Lembre-se é um período de desintoxicação do seu organismo. As folhas morrem e caem, promessa de uma vida nova na Primavera.

Inverno não é tristeza, é recolhimento, não é agústia, é olhar-se.


Curta o melhor de cada momento!


Namastê.

(Autor - Marcio Assumpção - Professor e Diretor do Instituto de Yogaterapia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Gato Arteiro ficara feliz se você deixar um comentário.
Pois a sua opinião é muito importante.