quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Dieta Ayurvédica


A dieta ayurvédica, não está relacionada a gorduras, carboidratos e proteínas nem é dada uma atenção especial a calorias, vitaminas e minerais. Conhecemos esses nutrientes intelectualmente e não de forma direta. Você não percebe a vitamina C em seu suco de laranja e muito menos a diferença entre ela e a vitamina A. O conhecimento ocidental sobre nutrição vem , na maior parte, do laboratório de análises. O conhecimento ayurvédico sobre nutrição vem da natureza. Quando suas papilas gustativas saboreiam um bocado de alimento, muitas informações são enviadas aos doshas. Utilizando apenas essas informações, o ayurveda nos orienta a comermos uma dieta naturalmente balanceada e baseada em nossos instintos, sem transformar a nutrição em uma preocupação intelectual.
Quando a comida fala aos nossos doshas, informa muitas coisas. Diferentes atributos, estão presentes, como leve ou pesado, seco ou oleoso... Porém a informação básica está contida em nosso paladar. O ayurveda reconhece reconhece seis sabores: doce, ácido, salgado, amargo, que já conhecemos, pungente e adstringente. Todos os pratos bem temperados são pungentes. O sabor adstringente é que contrai a boca. O gosto seco e farinhoso do feijão é adstringente.
A dieta balanceada ayurvédica contém os seis paladares diferentes, em cada refeição. Eis um cardápio equilibrado:
Salada de alface (amarga, adstringente)
Frango grelhado (salgado, ácido, pungente e com arroz doce)
Sorvete de baunilha (doce)
Mesmo que você elimine o sorvete da sobremesa, a refeição continuará a ser balanceada, pois ainda terá os seis paladares. Se em vez de grelhado o frango fosse ao forno, faltariam os sabores pungente e ácido, poderiam ser repostos em alguns pedaços de tomate (doce e ácido) e rabanetes (pungente) na salada. Não é necessário sobrecarregar cada gosto na refeição. Um pequeno toque de ervas e condimentos pode dar à comida o sabor pungente
e o amargo que faltam. Não é bom deixar que os mesmos gostos dominem os pratos diariamente. A norma básica é, apenas, dar ao corpo todos os sabores em cada refeição para que ele reaja inteiramente aos alimentos.
O paladar também pode ser usado para equilibrar um dosha, já que cada um procura os sabores que o acalmam.


Saúde Perfeita - Dr. Deepack Chopra
Visitem e curtam a minha página no facebook:http://www.facebook.com/MassagemAyurvedaAbhyanga